Aula Pública discute orçamento e dívida pública

06/04/2015

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou na última terça-feira (31), Aula Pública para discutir a atual conjuntura da dívida pública e do orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). A aula contou com a participação de estudantes, professores e servidores. O professor Rosevaldo Ferreira, membro da diretoria da Adufs, participou da mesa.

Rosevaldo Ferreira falou sobre a situação financeira nas Ueba, destacando os problemas que a Uefs enfrenta, e convocou todas as categorias à luta para reivindicar melhorias para o ensino público. “Este é um momento muito sério na universidade. Toda a comunidade universitária, neste momento, tem de estar envolvida. Está em jogo a sobrevivência da Universidade Estadual de Feira de Santana”, disse. Outro alerta que o professor fez foi sobre a forma com que as reitorias das Ueba devem agir diante da redução orçamentária, tendo em vista que as dificuldades podem aumentar e as demandas mais necessárias nas instituições podem ficar prejudicadas.

Durante a Aula Pública, os estudantes, preocupados com os cortes orçamentários e as medidas contingenciais impostas pelos governos, trouxeram à tona a discussão sobre a dívida pública, explicada pelo professor Rosevaldo. “De tudo o que o governo arrecada hoje, 42% é para pagar juros e amortização da dívida. Quando se fala em dívida, eu quero saber para quem eu devo e se eu devo aquele valor. Quero ver a composição dessa dívida, porque metade do Produto Interno Bruto (PIB) é para pagar banqueiro”, explicou.

A estudante do 7º semestre do curso de pedagogia da Uefs, Marcela Prest, afirma que “a pauta orçamentária dialoga com as necessidades das três categorias das quatro Ueba. Então, o momento agora é de mobilização para enfrentar esse governo que cada vez mais tem endurecido a relação com os estudantes e trabalhadores em geral”, concluiu.
 

Leia Também