Uefs retoma discussões da Estatuinte nesta semana

03/03/2015

Na tarde de segunda-feira, 02 de março, a Uefs deu início a retomada de atividades para a aprovação do novo Estatuto. O Congresso da Estatuinte, conta com a participação de professores, servidores-administrativos, estudantes e população em geral que juntos discutem sobre novas propostas para temas ligados a área de pesquisa, ensino e extensão. A terceira etapa acontece no Anfiteatro da Universidade e será encerrada no próximo sábado, 07 de março.

A Estatuinte é um processo de construção participativa do regimento maior da Universidade, o Estatuto. O Estatuto que rege a Uefs foi criado em 1976 e teve ao longo desses anos apenas algumas inclusões feitas através das portarias e resoluções do Consu – Conselho Universtiário da Universidade Estadual de Feira de Santana, o que atesta a urgência por uma reformulação que possa suprir as carências hoje apresentadas.

Os delegados, representantes da categoria de professores, estudantes e funcionários, são os responsáveis por votar nas propostas que foram analisadas pela comissão geral da estatuinte. Eles são escolhidos através de eleição direta e em igual número, 50 delegados por categoria, independentemente de serem ou não sindicalizados. A delegação da Adufs  foi eleita em julho do ano passado.

Está é a terceira etapa do Congresso Estatuinte, a primeira e a segunda ocorreram respectivamente em setembro e outubro do ano passado. Para o professor da UEFS e delegado da estatuinte, André Uzeda, a expectativa é a de que nesta semana as discussões possam avançar ainda mais, com uma participação maior da comunidade acadêmica na discussão dos artigos restantes. “O esforço é grande. A segunda etapa foi menos participativa e a sociedade em que fazer mais que isso para lutar por um processo que é democrático”, afirma Uzeda.

A partir de discussões que envolvem toda a comunidade acadêmica, se estendendo também para a população em geral levando em consideração o papel social transformador do qual universidade não pode se furtar, o regimento terá seus pontos reformulados para melhor atender as necessidades da instituição. Após o término processo, as alterações no Estatuto devem ser homologadas pelo Consu e a próxima etapa é garantir que o Estado aceite a decisão da comunidade acadêmica.

A terceira etapa da Estatuinte acontece no Anfiteatro da Uefs( Módulo II) e é aberto a toda comunidade acadêmica e externa. A participação de todos (as) é fundamental para a discussão nesse processo democrático que, quando concluído, será uma realização inédita entre as Universidades.
 

Leia Também