Associação Docente da Ufba (Apub) continua seção sindical

18/11/2014

A Associação dos Professores da Universidade Federal da Bahia (Apub) permanece como seção sindical do ANDES-SN, após arquivamento do processo de pedido de registro sindical por parte das últimas diretorias, vinculadas ao PROIFES, o que provocaria o desligamento da mesma do Andes Sindicato Nacional e a transformaria em um novo sindicato. Segundo Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, a Apub não atendeu ao exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para ser registrada como entidade representativa da categoria dos professores universitários federais da Bahia. “A Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN irá providenciar cópia do processo para verificar os motivos do arquivamento”, completou, comemorando a decisão.

De acordo com o Diário Oficial da União de 11 de novembro, o Secretário de Relações do Trabalho resolveu ARQUIVAR os pedidos de registro dos sindicatos relacionados no Processo 46204.004590/2011, da entidade Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia - Apub Sindicato.

ESTADUAIS CEARENSES EM GREVE; UERJ E UESPI ESTÃO MOBILIZADAS

Os docentes em greve das Universidades Estadual do Ceará, da Regional do Cariri e da Estadual Vale do Acaraú foram às ruas na última semana para cobrar do governo estadual o cumprimento do acordo que pôs fim à greve anterior, em janeiro de 2014, e reforçar junto à população do estado a importância da luta em defesa das universidades estaduais cearenses. À época, além de melhorias estruturais nas universidades, o governador prometeu realizar concursos emergenciais para 577 professores efetivos, a serem divididos entre as três instituições. Porém, quase um ano depois, não há previsão para realização dos concursos. Os docentes estaduais cearenses também criticam o governo por não ter chamado os 35 professores aprovados em outros concursos, cuja seleção vence no final de outubro. Nova assembleia deverá acontecer nesta quinta (20) para avaliar o movimento grevista.

Já na Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj), uma assembleia dos docentes está convocada para esta quarta (19) para avaliar o indicativo de greve e a pauta a ser protocolada para 2015 que envolve o reajuste salarial e melhores condições de trabalho, dentre outras reivindicações. No Piauí, governo estadual suspendeu o aumento salarial que seria concedido aos professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e mais 10 categorias de servidores estaduais neste mês de novembro. Segundo a Adcesp – SSind, “Não aceitaremos o calote de Zé Filho. Pelo pagamento dos reajustes aprovados em Lei, todos (as) à luta!”, diz em sua nota. Na quarta-feira (19), os docentes da Uespi se reunirão em assembleia para discutir e aprovar encaminhamentos a respeito da suspensão do reajuste, previsto desde o ano de 2013.

Lei amais em www.andes.org.br
 

Leia Também