Encontro discute projeto de educação

28/07/2014

Representantes de movimentos sociais e entidades sindicais de todo o país estarão reunidos no Encontro Nacional da Educação (ENE), a ser realizado entre 8 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro, para discutir um projeto alternativo ao Plano Nacional da Educação (PNE) sancionado pela presidente Dilma. A proposta é tentar montar uma agenda que unifique as lutas de diversas categorias em defesa da Educação Pública. Compõem a comissão organizadora, a CSP Conlutas e o Andes-SN. A diretoria da Adufs convida os (as) professores (as) para participarem do evento, que tem está com as inscrições abertas até esta quarta-feira (30), via internet ou na sede da Associação, das 8h30 às 18h30.

Segundo o Andes-SN, o novo PNE deveria considerar os princípios do Plano Nacional da Educação da Sociedade Brasileira (PNE-SB), construído democraticamente na década de 90 por diversos segmentos comprometidos com a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Conforme a programação, a abertura do Encontro será marcada por uma Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, no centro do Rio de Janeiro, seguida da mesa Conjuntura, Lutas Sociais e Educação. “É importante a participação de todos no ENE, para que se possa garantir as singularidades de cada entidade e movimento social”, disse Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs.

No dia 14 de julho, a Adufs realizou o debate Impactos do PNE no ensino superior, educação básica e profissional, com Otaviano Helene (USP) e Jhonatas Monteiro (rede estadual) e, no dia seguinte (15), promoveu um minicurso sobre o financiamento da educação pública. Atividades como estas, que são preparatórias ao ENE, também foram encaminhadas por outras entidades em várias cidades baianas para ampliar o debate em torno dos sete eixos principais do Encontro, que são: privatização e mercantilização da Educação: das creches à pós-graduação; financiamento da educação pública; precarização das atividades dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público.

A expectativa dos organizadores é de que o ENE conte com a participação de milhares de pessoas de todo o país. A inscrição, no valor de R$ 30,00, cobre o alojamento e a alimentação durante o evento. O transporte também será providenciado pelas entidades. Na Uefs, a Adufs, o DCE e o Sintest estão articulando a ida de suas respectivas delegações. 

Leia Também