Abertas as inscrições para o Congresso Estatuinte e para o Encontro Nacional de Educação

17/07/2014

Em assembleia realizada na última quarta-feira (16), com a presença de 81 docentes, após o debate sobre a importância do processo Estatuinte, foi indicada a delegação que representará a categoria no congresso, que acontecerá entre 8 e 12 de setembro, na Uefs. Tendo em vista que o regimento da Comissão Geral da Estatuinte prevê a indicação de 50 titulares e seus suplentes, e somente 40 vagas de titulares e 2 de suplentes foram preenchidas, a assembleia deliberou que o restante das vagas devam ser completadas através de inscrições voluntárias, a serem feitas pela internet (mensagem para o e-mail [email protected]) ou presencialmente na sede da Adufs. Caso o número de inscrições seja maior que o número de vagas, elas serão ocupadas através de uma eleição direta em urna, na ordem decrescente da votação obtida pelos (as) candidatos (as).

O cronograma ficou da seguinte forma: de 23 a 28 de julho ocorrerão as inscrições, onde o(a) candidato(a) informará a condição em que deseja participar (titular ou suplente), até 18h do dia 28 de julho, tanto pela via eletrônica quanto presencialmente; se necessitar da eleição, ela será realizada no dia 29 de julho, na sala da Adufs, entre 8h30 e 18h30h, quando os docentes poderão votar (associados ou não), com a contagem dos votos no dia 30 de julho, às 14h; a inscrição de toda a delegação junto à Comissão Geral da Estatuinte será feita no dia 31 de julho.

Também na assembleia, depois dos informes acerca das atividades preparatórias – reuniões, seminário e minicurso -, para o Encontro Nacional de Educação, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro, foi definida a participação dos docentes, necessitando apenas que façam suas inscrições até o dia 30 de julho, via internet ou na sede da Adufs (das 8h30 às 18h30), para que sejam providenciados o transporte e a hospedagem. Os custos com a alimentação também ficarão sob a responsabilidade da Associação.

Em relação à negociação com o governo, diante da quebra do acordo por parte dele ao retroceder no envio do Projeto de Lei (PL) que desvincularia as vagas das classes, e nenhuma resposta sobre o orçamento de 2015, foi deliberado o fortalecimento da luta, preparando um futuro enfrentamento. Sem o PL e a ampliação do quadro de vagas, as promoções continuarão emperradas e concursos não poderão ocorrer. Nessa perspectiva, os presentes definiram que a Adufs levará ao Fórum das ADs a proposta da realização de paralisações, Atos Públicos, ocupações e campanha de mídia para denunciar o descaso do governo e pressioná-lo no atendimento das reivindicações do Movimento Docente. Juntamente a essas ações, a serem realizadas partir do mês de setembro, também foi aprovada a prioridade na construção unificada da luta com os técnico-administrativos e os estudantes pela destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos para as Ueba já no próximo ano. 

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também