Governo recua no PL da desvinculação

15/07/2014

Novamente o governo do PT trata de maneira desrespeitosa o Movimento Docente e os reitores. Depois de uma longa negociação, cheia de idas e vindas, com pressão da mobilização dos docentes, desde maio de 2013, conseguiu-se arrancar um compromisso da Codes, que enviou a minuta do Projeto de Lei que desvincula as vagas das classes para a Saeb. Entretanto, por uma “compreensão” da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os termos da minuta teriam “inconsistências jurídicas”. Desde então, o andamento do processo foi suspenso, inviabilizando seu encaminhamento para a Assembleia Legislativa.

Vale registrar que a alternativa do PL surgiu, principalmente, quando o governo se negou a ampliar o quadro docente, reivindicação do Fórum das ADs e do Fórum de Reitores. Dessa forma, caso ele fosse aprovado, pelo menos, os processos de promoção seriam destravados e as Ueba contariam com algumas vagas sobrantes para concurso docente. Agora, a perspectiva é a pior possível: além do ataque ao direito trabalhista da promoção na carreira, os docentes continuarão sobrecarregados e os estudantes sem professores para os próximos semestres letivos.

Na última segunda (14), o Fórum das ADs, reunido na Adufs, tirou encaminhar um documento ao governador, secretários da Educação, da Administração e coordenador da Codes, exigindo uma audiência para que o governo apresente propostas sobre o PL da desvinculação, a ampliação do quadro de vagas e das verbas destinadas às Ueba.

O andamento das negociações sobre a questão orçamentária e o PL serão pautados na próxima assembleia, nesta quarta (16), às 16h30, no Auditório do Módulo IV. A expectativa da diretoria da Adufs é que a categoria compareça e delibere as formas de enfrentamento com o governo que insiste em prejudicar os docentes com a política de sucateamento das Ueba. Na quinta-feira (17), como parte da proposta de unificação da luta em torno do orçamento, a Adufs participará da mobilização dos estudantes da Uefs, realizada no pórtico, a partir das 7h, para reivindicar mais verbas para a instituição. 

A Adufs participará da mobilização dos estudantes da Uefs

Leia Também