Seminário discute propostas

15/07/2014

A construção de um novo Estatuto da Uefs foi tema de reflexões durante o seminário organizado pela Adufs, na última quinta-feira (10). Além de professores, estudantes e técnico-administrativos participaram do evento.

Joselisa Maria Chaves, membro da Mesa Diretora da Comissão Geral Estatuinte (CGE), apresentou o contexto histórico do surgimento do processo Estatuinte e lembrou que essa é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica. Entretanto, foi atendida somente em 2008, quando a atual reitoria instalou a Estatuinte e, após aprovação do Consu, criou a CGE, formada por professores, técnico-administrativos e estudantes, indicados por suas respectivas entidades representativas. Para a docente, “o processo de elaboração das propostas a serem apreciadas no Congresso foi bastante divulgado: realizamos, ao longo dos últimos anos, vários eventos para ampliar o debate, além das contribuições da comunidade e de várias instâncias da Uefs”.

No caso da Adufs, nas várias assembleias, Boletins Eletrônicos e jornais impressos, a Estatuinte sempre foi pautada. Para o professor André Uzeda, indicado em assembleia para a CGE, “há muito que a gente sente a necessidade de um Estatuto que permita uma gestão mais democrática da universidade, com maior participação dos setores da instituição”.

A Adufs fará assembleia nesta quarta (16) para indicar os 50 delegados e suplentes para o Congresso que acontecerá entre os dias 8 e 13 de setembro.  

Leia Também