Manifestantes vão às ruas contra as injustiças da Copa
01/07/2014
As manifestações contra as injustiças e abusos cometidos em nome da realização da Copa do mundo no Brasil continuam pelo país. Em Salvador, a CSP Conlutas Bahia e outras entidades estão organizando Ato Público para o dia 5 de julho, com concentração na praça do Campo Grande, às 13h. O protesto contará com a presença dos professores das Ueba, que também irão às ruas para reforçar a campanha “Na Copa vai ter luta” e denunciar os problemas relacionados à falta de investimento na educação, saúde, transporte público, moradia, dentre outros setores. A participação da Central e entidades filiadas nos atos realizados pelo país acontece desde a abertura da Copa, em 12 de junho.
Na última quinta (26), antes da partida entre Portugal x Gana, foi realizado um ato contra as injustiças da Copa no Distrito Federal. Dia 23 deste, quando aconteceu o jogo da seleção brasileira contra a seleção do Camarões na capital federal, novos atos foram promovidos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, acompanhada por um forte aparato da força policial. Ao microfone, as lideranças dos movimentos dialogavam com a população, ressaltando que os movimentos não são contrários ao esporte, mas sim à política de exclusão, repressão e à inversão de prioridades por parte do governo para a realização do campeonato mundial no país. Mesmo com a repressão da polícia, o povo tem mostrado sua indignação.
A precarização da educação pública, a péssima qualidade e o alto custo do transporte público, tanto em Brasília quanto nas demais cidades do país, e a repressão às greves dos trabalhadores de diversas categorias também foram destacados nas falas.