Entidades entregam documentos a secretário em evento

11/06/2014

Ao serem informadas, por e-mail da Secretaria das Relações Institucionais, no final do dia 3 deste, sobre a presença do governador na Uefs para abertura da Exposição da Agricultura Familiar (Agrofarm), dia 5, as entidades (DCE, Sintest e Adufs) se reuniram e decidiram que uma comissão lhe entregaria o mesmo documento com a pauta de reivindicações unificada, protocolado em seu gabinete ano passado e, até momento, sem resposta. Para surpresa dos representantes da comunidade acadêmica, na última hora, o governador não compareceu e, segundo comentários, teria ficado com receio da “recepção” no campus. Em seu lugar, o governador mandou o secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). 

Na ocasião, Elson Moura, diretor da Adufs, fez um breve histórico da luta por mais recursos para as universidades e lembrou que a redução de quase R$ 12 milhões das verbas destinadas a custeio e investimento, neste ano, está provocando o agravamento da crise orçamentária e pode inviabilizar o funcionamento das instituições. O Sintest e o DCE também entregaram suas pautas com demandas específicas

O secretário da Sedes se comprometeu a passar os documentos ao governador. Questionado sobre a solicitação feita pela reitoria da Uefs para a retomada, por parte do governo, do aporte anual de 50% dos recursos para o bandejão, como ocorreu entre 2008 e 2011, o secretário disse que discutiu o assunto com o secretário da Educação e que se reunirá com a Secretaria do Planejamento e a Casa Civil, “pois pode ser que parte do recurso venha do orçamento do Fundo de Combate à Pobreza”. 

Leia Também