Docentes das Federais paralisam as atividades na próxima quarta (21)

19/05/2014

Seguindo orientação do Setor das Ifes do Andes-SN, professores da maioria das Instituições Federais de Ensino Superior vão paralisar as atividades no dia 21 de maio. O dia será marcado por atividades nas Seções Sindicais enquanto ocorre a reunião do Sindicato Nacional com o Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A expectativa é que o governo federal retome as negociações quanto à reestruturação da carreira e a campanha salarial. A mobilização também servirá para denunciar a política de precarização das condições de trabalho, agravada com o Reuni, que ampliou e criou novas Universidades sem a devida contrapartida orçamentária.
 
Comissão da Verdade do Andes-SN avança na construção dos Encontros
Em reunião ampliada realizada no dia 8 de maio, a Comissão da Verdade do Andes-SN discutiu, em conjunto com outras entidades e Seções Sindicais do Sindicato Nacional, formas de dar continuidade ao trabalho já em curso desde 2013, como a definição de ações para promover um grande encontro nacional, a partir dos debates que serão produzidos em encontros preparatórios.
 
Governo quer dar moratória ao setor privado do ensino superior
O Projeto de Lei Complementar 32/2014, de iniciativa do governo federal, quer facilitar mais uma vez para as empresas do ensino superior devedoras, o parcelamento de suas dívidas. O PLC reabre por 90 dias o prazo para requerimento de moratória e do parcelamento previsto no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). Esse programa, instituído em 2012, busca salvar da falência o setor privado por meio de parcelamento e adiamento do pagamento de tributos federais, em troca da oferta de vagas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e de bolsas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Leia mais no site do Andes-SN e no Informandes

Leia Também