Docentes paralisam atividades e cobram soluções ao prefeito
09/04/2014
Professores da rede municipal de ensino paralisaram as atividades na última quarta-feira (2), e tiveram um dia intenso de mobilização para tentar barrar a falta de respeito do governo municipal com os docentes, pais e alunos de escolas públicas da cidade. Pela manhã, os professores realizaram um protesto na Câmara Municipal dos Vereadores com o intuito de mostrar à comunidade feirense a importância da luta pela melhoria da educação na cidade.
Para Vânia Lopes, professora da rede municipal, “a educação pública é importantíssima, e nós, professores, viemos às ruas colocar nossas inquietações justamente porque acreditamos na possibilidade de construção da educação de qualidade, e que atenda aos interesses da classe trabalhadora, dos filhos de trabalhadores que estão nas escolas, e que eles tenham acesso ao conhecimento, que tenham uma formação humana para além do discurso da entrada no mercado, para além do discurso de aprender a ler e a contar”, enfatizou.
À tarde, os professores fizeram um Ato em frente à prefeitura para denunciar o descaso do governo com a educação. Os principais pontos da pauta são: redução de 1/3 da carga horária em sala de aula, implementação do Piso Nacional, reforma do Plano de Carreira e melhoria nas escolas. Após o ato, os docentes tiveram uma reunião com o prefeito de Feira de Santana para discutir as reivindicações. No entanto, a reunião mostrou-se infrutífera, pois o prefeito sinalizou que continuará descumprindo a lei 11.738/08, aprovada em 2008, referente ao Piso Nacional e que prevê a destinação de 1/3 da carga horária dos professores para o planejamento escolar.