Assembleia da Adufs avalia indicativo de paralisação do Fórum das ADs

31/03/2014

Diante do agravamento da situação orçamentária e da negativa do governo em ampliar o quadro docente e realizar os concursos, o Fórum das ADs, reunido na última sexta (28), na Adusc (Ilhéus), indicou algumas ações a serem avaliadas pelas assembleias nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Além dos problemas acima citados, há outras motivações para a mobilização, a exemplo do anúncio do reajuste linear abaixo da inflação do ano passado e a demora da SEC/Codes em instituir o GT Carreira, conforme reivindicação do Movimento Docente. Na Uefs, a assembleia docente será no dia 8 de abril, às 16h30, no Auditório do Módulo IV.
 
Como forma de denunciar à sociedade a possibilidade de suspensão das atividades acadêmicas por falta de recursos para custeio e investimento, reduzidos em quase R$ 12 milhões em relação ao ano passado, há um indicativo de paralisações nos dias 29 de abril e 28 de maio. Também será retomada a campanha em defesa dos 7% da RLI JÁ!, iniciada em outubro de 2013, com a confecção de camisas alusivas às lutas, spots em rádios, outdoors e cartazes. Quanto ao Projeto de Lei sobre a desvinculação das vagas às classes do atual quadro, que já foi encaminhado à Secretaria da Administração (Saeb), o Fórum das ADs vai pressionar para que a tramitação seja agilizada, acompanhando-o na Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil e Assembleia Legislativa, instâncias pelas quais passará.
 
Na próxima quarta-feira (2), às 14h, acontecerá uma reunião entre o Fórum das ADs e o Fórum de Reitores, na Uneb, onde a situação será pautada. O Movimento Docente vai propor aos reitores a elaboração de um documento conjunto, reivindicando a liberação de mais verbas, a ampliação do quadro docente e a realização de concurso público.
 
Na Uefs, após reunião com a Administração Superior, quando foi discutida a insuficiência dos recursos para manter o bandejão funcionado a partir de julho, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou uma reunião ampliada na última quinta-feira (27), quando foi decidido um Ato Público no dia 9 de abril, às 7h, no pórtico da instituição. Os discentes ainda farão panfletagem com passagem em sala de aula para ampliar a discussão sobre a necessidade da destinação de mais verbas para o Restaurante.
 
Um protesto contra a falta de recursos para a realização das aulas práticas foi realizado na manhã desta segunda-feira (31), com bloqueio do acesso ao campus. Criticando os gastos com a Copa do Mundo de Futebol, estudantes do curso de Engenharia de Alimentos entoaram frases como “Governador, cadê o dinheiro? Copa do Mundo não forma um engenheiro!”. Segundo Ludmilla Teresa Ferreira, coordenadora do Diretório Acadêmico do curso, “por vários semestres, alunos e professores têm custeado alguns materiais. Ou dão uma resposta para a gente, ou o curso vai parar!”, anunciou.



Estudantes protestaram contra a falta de recursos para as aulas práticas
 

REAJUSTE LINEAR

Ainda que não tenha acatado a convocação da Fetrab para paralisar as atividades na última sexta (28), a Adufs esteve na assembleia realizada em Salvador. Segundo a diretora Larissa Penelu, “apesar dos discursos inflamados, no momento das deliberações eles se restringiram à cobrança por parte das entidades presentes da retroatividade do reajuste linear, sendo descartado o indicativo de greve, e deliberado apenas a realização de nova paralisação para quarta-feira (2), com manifestação em frente à Assembleia Legislativa, às 9h.”. A indicação do Fórum das ADs é de participação no Ato, mas não aderir à paralisação. 

Leia Também