Seminário discute o papel da educação no enfrentamento da violência à mulher

11/03/2014

A educação e o papel da escola na construção das identidades de gênero serão utilizados como tema para discutir o Dia Internacional da Mulher, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Estão previstas mesas redondas, atividades educativas e exibição de filme, que irão abordar assuntos como a Lei Maria da Penha, a importância da escola na identificação e intervenção da violência doméstica e a problemática atual da violência no município. As atividades integram o III Seminário: A educação no enfrentamento da violência contra a mulher, a ser realizado nesta quarta-feira (12), no Auditório do Módulo VII.

O Seminário é uma realização do Comu e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Relação de Gênero da Uefs (Mulieribus), com apoio da Adufs. A diretora Larissa Pacheco irá compor a Mesa sobre Diagnóstico situacional da violência contra a mulher no Estado da Bahia, marcada para 14h20.

Segundo Milanda Silva, membro do Coletivo de Mulheres de Feira de Santana (Comu), “a escola, como parte de uma sociedade que reproduz a desigualdade de raça, também pode contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”. A militante ainda destaca que apesar de algumas conquistas, a exemplo de leis de combate à violência e da criação de delegacias especializadas no atendimento, que ainda não atendem plenamente as mulheres, são grandes os desafios a serem enfrentados, já que muitas sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

O Dia Internacional da Mulher, comumente abordado como evento comemorativo, simboliza um espaço político de luta permanente por igualdade de direitos e de reflexão da situação feminina em vários aspectos cotidianos. Atualmente, movimentos sociais organizados aproveitam o momento para reafirmar a importância do papel da mulher enquanto trabalhadora e comprometida com a transformação da sociedade capitalista e patriarcal.

Leia Também