Governo não anuncia a reposição da inflação

20/01/2014

É grande a expectativa dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) em torno do anúncio, por parte do governo, do reajuste linear do servidor. A reivindicação do funcionalismo é que o valor seja acima das perdas inflacionárias do ano passado e retroativo a 1º de janeiro. Assim, se o índice a ser usado for o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do Ibge, o reajuste não pode ser menor do que 5,91%.
 
O governo Wagner parece novamente querer penalizar os servidores públicos. Ano passado, da mesma forma, o governador só enviou o Projeto de Lei ao Legislativo no dia 29 de abril, numa atitude desrespeitosa, com reajuste salarial de 2,5%, valor irrisório e inferior à inflação de 2012, de 5,84%. Após intensos protestos, o governador reuniu-se com várias entidades representativas do funcionalismo, no dia 3 de maio, e fechou um acordo que impôs perdas ao funcionalismo, já que o valor foi dividido em duas parcelas, sendo 2% até junho, retroativo a janeiro, e mais 3,84% a partir de julho.
 
Somente o Fórum das ADs, que não foi convocado a participar da reunião, mas acompanhou a discussão no saguão da Governadoria, recusou-se a assinar o Acordo, entendido como um engodo. Durante a negociação, o Fórum das ADs participou das reuniões e mobilizações com as demais entidades na tentativa da construção de uma luta unificada. “O resultado final caracterizou-se pelo oportunismo político-eleitoreiro e pela deslealdade dos representantes dos servidores presentes na reunião, que foram condescendentes com o discurso do governo de impossibilidade financeira”, avalia Elson Moura, diretor da Adufs.
 
O Fórum das ADs está atento aos prazos e continuará cobrando ao governador uma posição imediata. Em reunião, dia 15 de janeiro, indicou às ADs o acompanhamento da situação e a intensificação da denúncia da postura do governo. Para a diretoria da Adufs, além de tentar construir uma luta unificada juntamente com as outras entidades que representam os servidores, é necessária uma mobilização efetiva. 

Leia Também