Dia Estadual de Luta repercute e greve pode ser avaliada em 2014

12/12/2013

Docentes, técnicos e estudantes das quatro universidades estaduais estiveram presentes na Aula Pública e na Audiência Pública realizadas na Assembleia Legislativa, marcando mais um Dia Estadual de Luta contra a redução do orçamento e pelo investimento de 7% da Receita Líquida de Impostos. A mobilização, realizada na última quarta-feira (11), teve o objetivo de pressionar o governo Wagner a recuar da proposta de diminuir as verbas para custeio e investimento, como consta no projeto de lei orçamentária para o próximo ano. A paralisação das atividades nas quatro instituições também foi garantida com a adesão de toda a comunidade universitária. A veiculação de um VT em uma emissora de televisão, pago pelas ADs, denunciando a situação e a repercussão na imprensa contribuiu para que a sociedade conheça a realidade nas universidades. Foram muitas as manifestações favoráveis à discussão pelos três segmentos da possibilidade de avaliar a deflagração de uma greve, caso seja mantida a redução do orçamento para 2014, cujos impactos serão sentidos no primeiro semestre.
 
Na Aula Pública, proferida pelo professor Milton Pinheiro (Uneb), foi exposto de que forma a universidade pública vem sofrendo ataques dos governos em função da necessidade de submetê-las aos interesses do capital. “Existe o avanço de situações como o ensino a distância, o ataque à carreira, a mercantilização do trabalho docente e a precarização das condições de ensino. A Bahia não foge à regra, pois a educação superior pública está tendo uma relação profunda de promiscuidade empresarial, já que a expansão tem sido mercadológica e política”, disse, informando que MEC autorizou o funcionamento de 277 cursos no estado, sendo 109 à distância e “voltados para o empreendedorismo”.
 
Após a Aula, os presentes participaram da Audiência Pública com o tema Autonomia financeira das universidades estaduais da Bahia e a vinculação de 7% da Receita Líquida de Impostos, promovida pela Comissão de Educação da Alba, que contou apenas com a participação de dois deputados, um deles o presidente. Na Mesa, estavam os vice-reitores da Uefs e da Uesb, o coordenador do Fórum das ADs, mais representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) da Uefs.
 
O professor Marcos Tavares, em nome das ADs, lembrou que a reivindicação de 7% da RLI para as Ueba foi protocolada em 2010 e que o anúncio do corte de mais de R$ 10 milhões na verba de custeio e investimento, em 2014, representa o agravamento da crise orçamentária “Os docentes voltam para esta Casa pela terceira vez e sempre dispostos à luta. Esse corte é mais um ataque às universidades e mostra o descompromisso do governo para com as instituições”, ressaltou.
 
As dificuldades em manter o funcionamento das universidades em função da atual situação orçamentária, já que o governo não tem repassado as verbas aprovadas no orçamento de 2013, foram ressaltadas pelos vice-reitores da Uefs e da Uesb, Genival Correia e José Luiz Rech, respectivamente. “Hoje, a Uefs tem cerca de R$ 7 milhões em saldos liquidados e não pagos. Tivemos na iminência de suspender o funcionamento da creche porque não tinha como comprar os alimentos”, informou Correia.
 
Ao final da Audiência, o presidente da Comissão de Educação, Álvaro Gomes, se comprometeu em defender a pauta dos 7% da RLI para as Ueba junto ao governo e a solicitar do governador uma audiência com o Fórum de Reitores, até então nunca recebido pelo chefe do Executivo estadual. 

Leia algumas notícias publicadas na imprensa sobre o Dia Estadual de Luta.

http://noticias.r7.com/bahia/professores-de-universidades-estaduais-cruzam-os-bracos-contra-reducao-de-verbas-10122013

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/12/universidades-estaduais-da-bahia-paralisam-atividades-nesta-quarta.html
 
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/professores-de-universidades-estaduais-paralisam-amanha/?cHash=33e0c611d6d9fd989ba292a27b295cf0
 
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1554773-universidades-estaduais-paralisam-atividades-por-24-horas
 
http://www.jornalfolhadoestado.com/noticias/21203/professores-das-universidades-estaduais-paralisam-
 
http://www.acordacidade.com.br/noticias/116987/professores-de-universidades-estaduais-paralisam-amanha.html
 
http://www.jornalgrandebahia.com.br/2013/12/professores-das-universidades-estaduais-da-bahia-paralisam-as-atividades-em-protesto-a-reducao-das-verbas.html
 
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/12/10/universidades-estaduais-terao-atividades-paralisadas-amanha
 
http://www.gfm.com.br/index.php?id=174&tx_ttnews%5btt_news%5d=175669&cHash=688d13e881de33e62e3b5721d225896c

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também