Alunos da USP decretam greve e ocupam Reitoria

07/10/2013

Durante assembleia realizada na última terça-feira (1º), os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) decidiram manter a ocupação no prédio da Reitoria e decretaram greve. Os discentes protestam contra a decisão do Conselho Universitário de rejeitar as eleições diretas para o cargo de reitor e vice-reitor. Na pauta de reivindicações, a eleição direta paritária para reitor, diretores e chefes de departamento. Ainda foram aprovadas a formação de uma Estatuinte livre, soberana e democrática e a dissolução do Conselho Universitário.
 
A Associação dos Docentes da USP (Adusp), que apoia o movimento dos estudantes,  juntamente com o sindicato dos técnicos (Sintusp), recebeu na última sexta (4) uma intimação de audiência referente à ação de reintegração de posse feita pelo reitor da USP, José Grandino Rodas. No documento, a seção sindical do Andes-SN é acusada de participar e de promover a ocupação da Reitoria.

A atitude autoritária da gestão da USP tem a intenção, como no caso anterior de outra "interpelação" à Seção Sindical, de intimidação. Essa questão, assim como o acontecido no Conselho Universitário de 1º de outubro, que deliberou sobre as eleições para reitor na universidade e a greve na USP Leste, estão na pauta da assembleia convocada pela Adusp para esta quarta-feira (9).

Leia mais notícias no Informandes.

Leia Também