Fórum das ADS inicia campanha pelo aumento do orçamento

12/08/2013

Em reunião, as quatro Associações Docentes e o Andes-SN discutiram os eixos de luta imediatos, que são o Grupo de Trabalho (GT) Carreira e a questão do estrangulamento orçamentário. O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de julho, na Adusb, em Vitória da Conquista.

 
Sobre a Carreira, será formado um GT do Fórum das ADs para preparar a discussão com a categoria e, posteriormente, com o governo. De imediato, será elaborado um Caderno com o histórico das lutas pelo Estatuto do Magistério Superior desde 1982. Quanto ao orçamento, a campanha pelos 7% da RLI, no mínimo, será sustentada através da denúncia das precárias condições de trabalho e estudo. Para isso, será elaborado um dossiê, a ser amplamente divulgado, revelando tais condições.
 
A diretoria da Adufs, reunida na última quinta-feira (08), debateu os encaminhamentos indicados pelo Fórum das ADs e já deverá iniciar o trabalho de levantamento das consequências da falta de recursos. O primeiro passo será a realização de uma reunião com os diretores de Departamentos e coordenadores de Colegiados na próxima segunda-feira (19), às 14h, no Auditório V do Módulo 7. Além disso, serão realizadas reuniões com as pró-reitorias, para identificação dos problemas existentes em cada setor.
 
Outra ação importante, indicada pelo Fórum das ADs, foi a convocação de reuniões com os fóruns das 12 (ADs, DCEs e Sintest), dia 21 de agosto, e de reitores, no dia 22 deste mês. Ambas acontecerão na Uneb e terão como pauta principal a questão orçamentária.
 
“O MD das Ueba está preparando uma campanha que denunciará a situação atual vivida pelas universidades, prejudicadas com os parcos recursos destinados pelo governo Wagner à educação superior. No caso da Uefs, a diferença entre o orçamento estadual para 2013 e o valor pleiteado pela Administração Superior chega a, aproximadamente, R$ 12 milhões”, acrescentou Elson Moura, diretor da Adufs.     

Leia Também