Adufs ingressará com ação coletiva para questionar valores abusivos do Planserv
06/02/2026
Diante do aumento abusivo da contribuição do Planserv que compromete significativamente os vencimentos de docentes beneficiárias(os) e dependentes, o Fórum das ADs ingressará com ações coletivas para questionar os valores, buscando a revisão e a redução das cobranças indevidas. O movimento ocorrerá em todas as Associações Docentes (ADs) como estratégia coletiva para ampliar a defesa da categoria.
A adoção de uma alíquota única de 5,5% sobre a remuneração bruta (sem descontar imposto de renda e contribuição previdenciária) das(os) servidoras(es) gera um impacto que supera 100% do valor anterior para alguns casos, o que torna inviável a manutenção da Planserv que já vem defasada há anos. O resultado disso é uma categoria com ainda mais prejuízos financeiros e sem assistência básica de qualidade.
Para ingressar com a ação será necessário reunir contracheques dos meses de dezembro/2025 e janeiro/2026. Professoras e professores devem enviar o documento em um único PDF, exclusivamente, para o e-mail [email protected], até o dia 23 de fevereiro de 2026. Por se tratar de uma ação coletiva, toda a categoria será representada.