10/02: Adufs realizará Ato contra aumento abusivo no Planserv
04/02/2026
Na próxima terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a Associação das e dos Docentes da UEFS (Adufs) estará nas ruas junto com outras categorias do serviço público para protestar contra o aumento abusivo do Planserv, além de reivindicar melhorias na oferta dos serviços. O Ato será entre o Hemoba e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), localizado na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, com concentração às 10 horas.
A mobilização ocorre em decorrência da sanção da Lei 15.034 que alterou significativamente a contribuição ao Planserv, resultando em percentuais superiores a 100% de aumento para determinadas(os) servidoras(es). Além de ser um valor abusivo, o aumento ocorre em um contexto de sucateamento da assistência, com inúmeras queixas de escassez e baixa qualidade na oferta dos serviços em todo o estado da Bahia, o que atinge servidoras(es) que estão em atividade, aposentadas(os), além de cônjuges e dependentes.
A Adufs, junto ao Fórum das ADs, já vinha fazendo amplas denúncias sobre os atendimentos do Planserv, com realização de manifestações, participação em audiências públicas e campanhas de mídia que reforçam a necessidade de promover melhorias no atendimento, além da necessidade de barrar o processo de desestruturação do Plano. A qualificação dos serviços do Planserv está na Pauta de Reivindicações 2026 do Fórum das ADs.
Ainda em 2025, quando o chamado “projeto de reestruturação” foi apresentado pelo governo Jerônimo Rodrigues às representações sindicais do funcionalismo público, o FAD foi enfático quanto às inúmeras insuficiências apresentadas, destacando a importância de melhorias efetivas e aumento da contrapartida do governo, antes de se pensar em qualquer tipo de alteração na contribuição de beneficiários que não têm sequer acesso a um serviço de qualidade. Apesar disso, o governo se articulou para aprovar a proposta de forma apressada e tenta justificá-la como um acordo coletivo com as representações sindicais.
Por isso, mais uma vez, iremos às ruas para dizer NÃO EM NOSSO NOME! As(Os) docentes das universidades estaduais não tiveram acordo com a proposta que se tornou Lei, repudiam o aumento abusivo que se configura como mais um ataque para o conjunto de servidoras(es) e defendem uma reestruturação qualificada do Planserv, por meio de amplo diálogo com as entidades para apresentação de projetos que reflitam a realidade das(os) beneficiárias(os).
O ato que ocorrerá na próxima terça-feira, 10 de fevereiro, será mais uma ação do conjunto de mobilizações, no campo político e jurídico, que serão orquestradas para tentar barrar o aumento abusivo e ampliar a defesa pelo Planserv.