Adufs realiza assembleia e avalia paralisação no dia 11 de julho

08/07/2013

Conforme indicação do Andes-SN e da CSP Conlutas, que juntamente com outras entidades aprovaram o Dia Nacional de Lutas, em 11 de julho, a Adufs realizará assembleia nesta terça-feira (9), às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV, para discutir a participação da categoria no ato, incluindo a possibilidade de paralisação das atividades acadêmicas. Diversas mobilizações estão previstas para este dia em todo o país, envolvendo centenas de sindicatos e movimentos sociais.

 
O Dia Nacional de Lutas foi deliberado como uma estratégia para levar a classe trabalhadora às ruas de maneira organizada e sob suas bandeiras, considerando o momento conjuntural em que manifestações demonstram a insatisfação da população para com as atuais condições de vida e reivindicam políticas públicas que atendam suas necessidades. O dia 11 de julho deverá servir como um marco da retomada das lutas contra os ataques aos direitos dos trabalhadores.
 
Para a diretoria da Adufs, é fundamental que os docentes acatem ao chamamento, por isso vai propor na assembleia a paralisação das atividades acadêmicas e a participação nos Atos e passeatas.

Segundo Emmanuel Freitas, um dos coordenadores da entidade, “embora a construção seja unificada, a CSP Conlutas se diferencia na participação ao denunciar as manobras do governo em responder “a voz das ruas” com propostas mirabolantes, a exemplo da Constituinte e do plebiscito. É preciso que o governo petista atenda às reivindicações concretas da classe trabalhadora e, por exemplo, deixe de pagar a dívida pública para investir nas áreas sociais”.
 
pauta unificada inclui: a redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos; o aumento nos investimentos da saúde pública; posição contrária ao Projeto de Lei 4330/2004, que trata sobre terceirização de mão de obra; pelo fim dos leilões de petróleo; pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; pela redução da jornada de trabalho, a Reforma Agrária, dentre outros itens.
 
As reivindicações já foram apresentadas à presidenta Dilma Rousseff em reunião com os representantes das Centrais sindicais, no dia 26 de junho. O Dia Nacional de Lutas está sendo convocado por oito Centrais sindicais: CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST.

Leia Também