Participe do XVI Encontro das UEBA
Estão abertas as inscrições para o XVI Encontro das UEBA, espaço de debate, organização e fortalecimento da luta docente. Neste ano, a programação discutirá conjuntura, defesa do Estatuto do ...
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nessa quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro por participação em uma tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes, impondo pena de 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado. Esta é a primeira vez que um ex-presidente eleito foi colocado no banco dos réus por crimes contra o Estado Democrático de Direito estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, e está inelegível.
Bolsonaro e sete aliados foram
considerados integrantes do “núcleo crucial” da trama e também foram condenados
por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de
Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de
patrimônio tombado. Entre as penas definidas estão: Walter Braga Netto (26
anos), Anderson Torres (24 anos), Almir Garnier (24 anos), Augusto Heleno (21
anos), Paulo Sérgio Nogueira (19 anos) e Alexandre Ramagem (16 anos, 1 mês e 15
dias). Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada, teve pena fixada
em dois anos, em regime aberto.
Além das penas de prisão, a
maioria dos réus recebeu multas. Todos foram condenados a pagar, juntos, uma
indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, que será revertido por
danos à sociedade pelo ataque às instituições democráticas. Também foi
determinada a perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem e a
inelegibilidade de todos os condenados por oito anos após o cumprimento das
penas. O STF também decidiu que o Superior Tribunal Militar (STM) será oficiado
para analisar a Declaração de Indignidade para o Oficialato de Bolsonaro,
Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Almir Garnier, o que pode resultar na perda de
posto e patente militar.
Leia mais no site do Andes-SN.
Estão abertas as inscrições para o XVI Encontro das UEBA, espaço de debate, organização e fortalecimento da luta docente. Neste ano, a programação discutirá conjuntura, defesa do Estatuto do ...
Na segunda-feira, dia 1º de junho, na sala do Arquivo, que fica localizada na Rua ACM, no bairro Cidade Nova, foi realizado um mutirão para identificação e classificação da massa ...
Em Assembleia realizada nesta terça-feira, 02 de junho, a Adufs aprovou a delegação para o 69° Conad. Foram eleitas(os): Como delegada a professora Valdilene e suplentes os professores Anderson ...
Em agenda realizada na manhã desta terça-feira, 2, em Salvador, o Fórum das ADs esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O objetivo foi cobrar celeridade na tramitação do projeto de lei ...