Adufs voltará à AL-BA para reivindicar aprovação do PL das Promoções

29/08/2025

Nos próximos dias 1º e 2 de setembro, a Adufs voltará à Assembleia Legislativa da Bahia, junto ao Fórum das ADs, para reivindicar a entrada do PL das Promoções em votação. Representantes das quatro seções sindicais já estiveram na AL-BA, na segunda e terça-feira, 25 e 26 de agosto, visitando gabinetes das lideranças e demais parlamentares, para protocolar um documento que reitera a situação nas universidades, em que mais de 500 docentes permanecem nas filas, sem a garantia de um direito que já está previsto no Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia. Apesar do compromisso assumido por algumas bancadas de adiantar a votação, o PL não foi votado.


Pelo contrário, a sessão ordinária do dia 27 de agosto foi marcada por algumas falas de desrespeito ao movimento docente. Isso porque, parlamentares que se opuseram à inclusão da votação na pauta chegaram a afirmar que não havia justificativa para a pressa, mostrando total desconhecido acerca do processo de precarização na carreira que se estende por anos e faz com que a categoria acumule cada vez mais prejuízos.


Com o retorno à AL-BA, o movimento pretende aumentar a pressão sobre os parlamentares para que o projeto seja votado o quanto antes. A aprovação do PL permitirá o destravamento das promoções docentes exigidas até 30 de junho de 2025, ao tempo em que garantirá fluxo, em caso de existência de vagas, na classe para pedidos posteriores a estes dados, conforme previsto no Estatuto.

Leia Também