Gestão 2023-2025 se despede com saldo positivo de reorganização da luta e vitórias significativas para a categoria

11/07/2025

Nesta terça-feira, 08 de julho de 2025, deve ser encerrada a Gestão 2023-2025 da Adufs, com a Assembleia de Posse da Diretoria e Conselho Fiscal eleitos para o biênio 2025-2027. Foram dois anos intensos de mobilizações que envolveram lutas por pautas internas, externas e disputas num cenário político desafiador de avanço da extrema direita, mas também com vitórias significativas para o campo progressista. Neste período, a Adufs confirmou seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria docente, fortalecendo a unidade da luta junto as demais seções sindicais das universidades estaduais da Bahia que compõem o Fórum das ADs.

 

A Diretoria e o Conselho Fiscal eleitos para assumir a Adufs no período final da fase crítica da pandemia, tiveram que lidar com um processo de reorganização da luta, tendo em vista que houveram alterações significativas no comportamento e na forma de mobilização da categoria, em decorrência das consequências do período para a saúde física e mental. Além de ter que lidar com questões objetivas referentes às pautas defendidas, foi necessário estabelecer uma relação de maior escuta e acolhimento para professoras e professores atingidas(os) em maior e menor grau. Neste período foram mais 135 filiações.

 

A realização das memoráveis festas de fim de ano faz parte deste processo de amenizar o peso e tensões do cotidiano de trabalho e dos enfrentamentos com o governo, com momentos de afeto, diversão e alegria por meio de eventos que permitiram a categoria para celebrar entre pares. Assim como a acolhida na sede do sindicato para um bom café e uma conversa descontraída, a distribuição de brindes e cestas natalinas, foram marcas da seção sindical reforçadas por esta gestão. Além disso, a gestão avançou na garantia da preservação da memória das lutas com a contratação de um profissional para o quadro fixo, com o objetivo de catalogação de todo o acervo, o que envolve um trabalho minucioso de higienização, identificação, ordenação, acondicionamento, entre outras coisas, para que em breve seja possível o acesso aos documentos.

 

Quinze docentes foram responsáveis por conduzir os trabalhos nesse período de 2023 a 2025. Na Coordenação Geral os professores Elson Moura e João Diogenes, com a professora Acácia Batista Dias como suplente. Na Secretaria Geral, o professor Edson do Espírito Santo e a professora Valdilene Gondim, acompanhadas(os) do professor Rodrigo Osório como suplente. Já a Secretaria de Finanças, os professores Álvaro Alves e Antonio Rosevaldo Ferreira, assumiram os trabalhos com o professor Geraldo Ferreira de Lima como suplente. O Conselho Fiscal ficou sob a gestão da professora Ednúsia Carneiro e dos professores Marcelo Trotte e Francisco José Bezerra Souto. Na suplência, a professora Antonia Almeida, e os professores Maurício Lôrdello e Afonso Mancuso.

 

Nestes dois anos, houve a necessidade de alguns afastamentos de docentes que compuseram a gestão por motivos diferentes, como saída para pós-graduação e aposentadoria, nada que tenha minimizado a contribuição valorosa das(os) companheiras(os) que se dispuseram a assumir o compromisso de luta da seção sindical que completou 44 anos em 2025, em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, com autonomia e defesa inegociável pelos valores democráticos e direitos da classe trabalhadora, sobretudo de docentes. 

Leia Também