XV Encontro das UEBA é encerrado com compromisso de continuidade das lutas nas quatro universidades estaduais

03/07/2025

A mesa de encerramento do XV Encontro das e dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia foi composta por representações das quatro seções sindicais das universidades estaduais que formam o Fórum das ADs e uma representação da Regional Nordeste 3 do Andes-SN.


Com o tema "Direito se cumpre. Em defesa do Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia", o encontro desta terça-feira, 1° de julho, avançou em pontos importantes da discussão em torno da carreira e da previdência para a categoria.


Sediado pela Aduneb, o Encontro das Ueba contou com a presença de docentes que estão mobilizadas(os) neste ano em defesa do ponto Direitos da Pauta de Reivindicações 2025.


O professor da UEFS e diretor da Adufs, João Diogenes, destacou o caráter imprescindível da participação das bases na construção da luta coletiva para fortalecer os enfrentamentos contra o governo do Estado.


Ele reiterou ainda a importância da unidade que é personificada pelo Fórum das ADs para lutar por objetivos comuns de melhorias nas condições de trabalho e garantia dos direitos conquistados. O professor citou a escritora Conceição Evaristo para falar sobre aquilombamento:


 "Nossa luta é constante, cotidiana e conjunta. O Fórum das ADs é esse exemplo de aquilombamento e resistência que se dá com a participação de professoras e professores".


Leia Também


Encontro das UEBA discute carreira docente

Dando continuidade aos trabalhos no XV Encontro das UEBA que ocorre nesta terça-feira, 1º de julho, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizada a mesa de discussão sobre Carreira. Sob ...

Saiba mais