Adufs repudia publicação racista da Apub que associa imagem de docente negro a discurso de ódio e violência

05/06/2025

Por decisão da Assembleia realizada no dia 04 de junho de 2025, a Adufs manifesta repúdio à violência sofrida pelo docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês, Denilson Santos, que teve sua imagem reiteradamente vinculada a discurso de ódio, em publicação feita pelo Sindicato dos Professores e das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB).


Sem autorização de imagem, o vídeo publicado pela APUB destaca a participação do docente durante a assembleia realizada no último dia 22 de maio, com uma narração que faz afirmações sobre o caráter da sua participação e das(os) demais, insinuando sobre supostas intenções violentas que seriam financiadas por outros sindicatos. 


A associação deste repertório de ódio e violência a um homem negro, publicamente declarado homossexual e adepto de religião de matriz afro-indígena brasileira, tem efeitos danosos para a imagem do docente, assim como pode submetê-lo a riscos de diversas naturezas. Historicamente, corpos negros têm sido alvos fáceis de discriminações e preconceitos justamente pelo imaginário que se retroalimenta, por meio de ações, de que estes possuem características pejorativas como hostilidade, agressividade e disposição para violência gratuita. Diante de uma plenária lotada de manifestantes contrárias(os) à tentativa de golpe, não é fruto do acaso a escolha da imagem de um homem negro para ser repetida insistentemente diante de um discurso de criminalização da livre manifestação.


Não é um caso isolado. O audiovisual é um meio de comunicação amplamente utilizado para reforçar estigmas, estereótipos e alimentar discursos racistas que seguem promovendo ações como estas que não medem consequências para as vidas daquelas(es) que são diretamente atingidas(os).


A Adufs, que tem junto ao Andes-SN promovido campanhas como a Sou Docente Antirracista, de combate ao racismo e todas as formas de opressão decorrentes dele, manifesta solidariedade ao professor Denilson Santos, ao mesmo tempo que reitera seu repúdio à publicação da APUB que assume caráter deliberadamente racista.


Feira de Santana, 05 de junho de 2025.

Leia Também


Encontro das UEBA discute carreira docente

Dando continuidade aos trabalhos no XV Encontro das UEBA que ocorre nesta terça-feira, 1º de julho, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizada a mesa de discussão sobre Carreira. Sob ...

Saiba mais