Nota de Solidariedade ao deputado estadual Hilton Coelho

26/05/2025

A Adufs-BA vem a público manifestar solidariedade ao deputado estadual Hilton Coelho (Psol) que está sofrendo investidas na tentativa de que haja a de um procedimento no Conselho de Ética da AL-BA com objetivo de cassação do seu mandato, sob a alegação de que ele teria incitado a violência durante mobilização de servidoras(es) públicas(os) da Prefeitura Municipal de Salvador, que lutavam por reajuste salarial, no dia 22 de maio de 2025.


O protesto, que culminou na entrada de manifestantes à Câmara Municipal, foi tratado pelos parlamentares como “invasão”, em mais uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais e sindicais que estão no pleno exercício de seus direitos democráticos de livre manifestação. O apoio do deputado Hilton, tratado como desvio de ética, é tão somente o que se espera de um mandato comprometido com os direitos da classe trabalhadora que deveriam ter acesso à Casa do Povo.


A violência desproporcional e recorrente com a qual agentes de segurança têm tratado trabalhadoras e trabalhadores, com autorização de suas(seus) gestoras(es), mostram a tônica do que historicamente representa o sistema político brasileiro em relação à população que protagoniza a luta social.


Junto ao Andes-Sindicato Nacional, sob o mote da Campanha “Lutar Não é Crime”, repudiamos toda e qualquer criminalização dos movimentos sociais, bem como a perseguição de parlamentares que têm se colocado no fronte da luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Leia Também