ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
O II Encontro de Aposentadas e Aposentados foi marcado por reencontros e muita emoção para celebrar os 44 anos da seção sindical. Docentes que fazem parte da história de lutas da Adufs foram homenageadas(os) e mostraram muita disposição para seguir contribuindo com a defesa da carreira e por melhor qualidade de vida para professoras e professores em atividade e as(os) que já estão aposentadas(os). A atividade foi uma realização conjunta da gestão sindical com o Grupo de Trabalho em Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) local.
A
realização da Mesa “Viver a aposentadoria: perspectivas,
questões e possibilidades”, mediada pelo professor aposentado e diretor da
Adufs, Geraldo Vieira de Lima, abriu os trabalhos com a exposição da professora
aposentada Edna Maria de Araújo e do professor aposentado
Rossine Cerqueira da Cruz, que trouxeram importantes contribuições, não apenas
sobre suas trajetórias na carreira, mas sobre os desafios encontrados para
viver plenamente o momento da aposentadoria, desfrutando bons momentos, após muitos anos de dedicação às atividades de ensino, pesquisa e
extensão.
Embora ainda estejam se dedicando a outras atividades laborais, a professora e o professor enfatizaram
a necessidade de uma transição que permita desacelerar o ritmo e buscar atividades
que proporcionem prazer, algo que, por vezes, é atravessado por questões de
saúde e financeira. Também por isso, foi destacado a importância de fortalecer
o sindicato na busca pela garantia dos direitos para todas(os) docentes.
Diversas
falas de professoras(es) que seguem em atividade foram de deferência àquelas
e àqueles que dedicaram toda uma vida à construção da universidade e ao
movimento docente. Emocionadas(os), elas(es) reconheceram a importância da
realização de encontros como estes e trouxeram para o debate questões que
seguem sendo pautas da luta.
Entre
elas, os serviços oferecidos pelo Planserv, pela precariedade que tem sido
justamente num momento da vida em que a busca pelos atendimentos aumenta. Além
disso, aspectos como a necessidade de garantir a revogação de reformas como a
da previdência ocorridas em 2020 e 2021, com mudanças significativas nas regras
de transição, assim como alterações na média dos salários a serem pagos que
resultam numa piora da qualidade de vida e do poder de consumo para as(os)
futuras(os) aposentadas(os).
Foi
discutida também a necessidade de lutar contra as mudanças nas regras dos
fundos de pensão que têm por objetivo pressionar servidoras(es) a fazerem
adesão aos fundos previdenciários privados que podem representar mais retiradas
de direitos, uma vez que, as(os) docentes que ingressaram a partir de 2016 já
não têm direito à aposentadoria integral. As proposições que surgiram no
Encontro serão discutidas pela Diretoria e GTSSA.
O
Encontro foi uma oportunidade importante para promover um reencontro entre
docentes aposentadas(os) e os que estão na ativa, além de reforçar o princípio
de integração da Adufs e do Fórum das ADs que, ao longo dos anos, têm lutado
pela garantia e manutenção dos direitos para a categoria na sua totalidade.
Representantes do Fórum das ADs e da Regional Nordeste III do Andes-SN também
marcaram presença na atividade.
Confira as imagens do evento clicando AQUI!
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...