NOTA DE SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UNEB CAMPUS XX - BRUMADO
30/04/2025
Nos últimos dias estudantes da UNEB do campus de Brumado estão mobilizados/as com a ocupação do campus da universidade. A principal reivindicação do movimento é a mudança imediata da atual sede do campus, que funciona em um imóvel alugado, para o prédio do antigo CEB – Colégio Estadual de Brumado, que se encontra sem uso desde 2023 e já foi reivindicado pela direção do campus da universidade junto à secretaria de educação e ao governo estadual. Docentes e técnicos/as também estão mobilizados/as em apoio à causa.
A UNEB Brumado é o único campus da universidade que ainda não tem sede própria e funciona com um aluguel que custa mais de 400 mil reais por ano. O Fórum das Associações Docentes apoia a luta dos/das estudantes e a resistência da comunidade acadêmica que ocorre nesse momento na UNEB. Reitera, ainda, que essa mobilização é uma bandeira de todos/as aqueles e aquelas que defendem as universidades estaduais da Bahia de forma autônoma e pública.
Ao apoiar a luta dos/das estudantes, técnicos/as e docentes, o FAD reafirma também o seu compromisso histórico na defesa da educação pública e do papel importante que as universidades estaduais cumprem no acesso e interiorização do ensino superior em todo território da Bahia. Por isso, se soma aos movimentos que exigem do governador Jerônimo mais investimentos públicos para UNEB bem como a UEFS, UESC e UESB, por compreender que estes são indispensáveis ao pleno funcionamento das universidades, com qualidade nos quesitos Ensino, Pesquisa e Extensão. Lutamos pelo fim dos contingenciamentos e cortes orçamentários e pela destinação reiteramos de 7% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento das universidades estaduais da Bahia.
UNEB no CEB já!
Toda solidariedade à luta dos/as estudantes e a resistência da comunidade acadêmica da UNEB Brumado!
Governador Jerônimo, respeite e invista nas universidades estaduais da Bahia!