Fórum das ADs apresenta para a equipe do Planserv as reivindicações da categoria

11/02/2025

Na última sexta-feira (7), o Fórum das Associações Docentes e a Regional NEIII do Andes-SN, reuniram-se com Socorro Brito, vice-coordenadora-geral do Planserv e parte de sua equipe técnica, para apresentar as reclamações e proposições dos/das docentes sobre o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, comumente chamado de “plano” de saúde. Em tempo, foi entregue ainda a moção de repúdio aprovada no 43º Congresso do ANDES-SN, sobre as políticas de precarização dos serviços médicos e de sucateamento do plano. A partir disso, Britto se comprometeu com o Fórum de participar de encontros presenciais nas universidades estaduais da Bahia para ouvir a categoria e compartilhar as informações sobre o Planserv.

Na oportunidade, os/as representantes do Planserv realizaram uma apresentação sobre serviços e dados do funcionamento do plano. De acordo com Socorro Brito, o Planserv atende atualmente 484.938 beneficiários sendo 43% de titulares, 26% dependentes e 31% agregados/as. Nesse universo, mais de 93 mil são netos/as, que contribuem com R$ 75,00 mensais. “Pelas atuais regras de contribuições previstas em lei, o que ocorre é que os titulares e dependentes contribuem conforme a sua faixa salarial o que impacta na receita do plano”, afirmou a coordenadora.

Foi apresentado ainda o serviço de atendimento virtual, lançado para, na opinião da coordenação do Planserv, “facilitar” a assistência dos associados. A tecnologia construída pela empresa Infinity Doctors é um serviço de atendimento médico remoto para associados/as que estiverem fora do estado da Bahia ou com impedimentos de diversas naturezas para se deslocarem para o atendimento físico. Se trata de um serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para beneficiários acima de 16 anos. Nele as consultas são feitas diretamente de casa o que, na opinião do Fórum das ADs, precisa ser utilizado de forma excepcional visto que saúde e cuidado médico pressupõem humanização e isso fica comprometido com o atendimento remoto. O aplicativo pode ser baixado neste link.

  
Coordenação do Fórum entrega para Socorro Brito a pauta de reivindicações 2025 e a moção aprovada de repúdio aprovada no 43º Congresso do ANDES-SN. Foto: Ascom Fórum das ADs

Após a apresentação, as Associações Docentes apontaram a necessidade do Planserv ampliar o diálogo, com o agendamento de reuniões presenciais nas universidades estaduais baianas. “Um importante canal de diálogo foi aberto agora, mas precisamos aprofundá-lo e a categoria precisa ser ouvida. Por isso um dos principais encaminhamentos da reunião foi firmar com Socorro Brito o compromisso de reuniões presenciais do Planserv nas universidades. Essa escuta será fundamental”, demarcou Carlos Vitório, tesoureiro da Adusc e representante da coordenação do Fórum das ADs.

A bandeira de luta pela qualidade nos serviços do Planserv é ponto incorporado à pauta de reivindicações 2025 do Fórum das ADs, que neste ano tem como centralidade a questão dos direitos trabalhistas. As principais proposições dos/as docentes sobre esse item são: ampliação da contrapartida do governo destinada à manutenção do Planserv; transparência na gestão dos recursos bem como compromisso com a ampliação da rede de atendimento na capital e no interior.

Leia Também