Mais uma vez, trabalhadoras(es) da limpeza da UEFS paralisam as atividades por falta de pagamento

11/02/2025

Novamente, as(os) trabalhadoras(es) da limpeza da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) paralisaram as atividades por falta de pagamento. Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, oitavo dia útil do mês, não houve sequer um diálogo da empresa terceirizada sobre a falta de pagamento do salário e auxílio alimentação.

A situação é de total irresponsabilidade e humilhação com as trabalhadoras(es) que já são submetidas(os) a outras condições indignas de trabalho como a constante falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sem um local adequado para realizar suas refeições e ter um horário de descanso.

Segundo informações do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços de Limpeza Pública e Particular Terceirizado de Feira de Santana e Região (Sintralp), José Carlos da Silva, até o momento, a Administração Central, que tem o dever de fiscalizar o contrato com a empresa terceirizada, não fez qualquer comunicado. A empresa também não se manifestou e não atende o sindicato. Em consequência, o diretor afirmou que a paralisação continuará até que o salário e auxílio alimentação sejam pagos integralmente.

A pouco menos de uma semana do início do semestre 2025.1, que começará no dia 17 de fevereiro, a universidade está totalmente tomada por obras em suas áreas comuns, sem qualquer assistência de limpeza e sem nenhuma resposta da Reitoria.

A Adufs reforça seu apoio à mobilização legítima das(os) trabalhadoras(es) e novamente questiona a responsabilidade da Administração Central neste quadro arbitrário e vexatório que se tornou recorrente na UEFS.

Leia Também