Adufs participa de solenidade de abertura de Novembro Negro na UEFS
12/11/2024
Nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, a professora Valdilene Gondim representou a Adufs na solenidade de abertura do VI Novembro Negro da UEFS que neste ano tem como tema “Pelo Bem Viver da População Negra”. Na ocasião a professora destacou a importância das atividades que serão realizadas ao longo deste mês na defesa da luta antirracista que envolve o combate de múltiplas violências.
Em sua fala, a professora destacou a necessidade de estimular a reflexão para a construção de ações afirmativas para combate do racismo, das desigualdades e das violências, sobretudo contra a população negra. Num país em que 75,7% das pessoas vítimas de homicídio são negras. “São as negras e os negros quem têm menores salários, os empregos considerados inferiores, a maior taxa de desemprego e ainda carregam o rótulo de preguiçosos, embora o suor do rosto negro que molha o cimento para as grandes construções, que lava o chão dos escritórios, das cozinhas e que rega as plantações responsáveis por alimentar milhares de pessoas no mundo”.
Além disso, a docente enfatizou o papel importante das universidades na desconstrução dos currículos: “É preciso mudar esta realidade, modificar os currículos das universidades que são eurocentrados, transformar e reconstruir a universidade com uma educação antirracista, alicerçada em valores democráticos e com igualdade de oportunidades”
Mesa da Adufs
A Adufs também compõe a organização do Novembro Negro da UEFS. No dia 27 de novembro, será realizada uma mesa com o tema “Necropolítica e o bem viver da população negra”, às 14 horas na sala 01 da Pós-Graduação em Educação e Letras, que fica localizada atrás do Módulo 2. A palestrante convidade é a professora Fátima Lima, que é antropóloga, feminista alinhada ao Feminismo Negro, decolonial e Anti-Colonial. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ