Comissão de Assédio realiza seminário com a participação de estudantes, docentes, técnicas(os) e analistas na UEFS
07/11/2024
Na terça-feira, 05 de novembro, terça-feira, a Comissão de Prevenção de Assédios, Violência e Discriminação no Campus e Unidades Extra-campus realizou um seminário com o tema Assédios em Debate: Ampliando Olhares, Ressignificando Práticas com a participação da advogada advogada Lorena Peixoto e da professora da Universidade do Estado da Bahia e 1ª secretária do Andes-SN, Caroline de Araújo Lima.
O Seminário foi um importante momento de discussão para melhor compreensão das formas de assédio, como é possível identifica-lo, prevenir as práticas e construir estratégias para o seu combate na comunidade acadêmica. O debate mostrou a importância de pensar o assédio como uma prática que deve ser encarada sob o prisma da interseccionalidade, já que envolve violências múltiplas.
A advogada Lorena Peixoto, presidenta da OAB Subseção Feira de Santana, destacou os avanços na legislação para a punição dos tipos de assédio, mas também chamou atenção para as dificuldades encontradas, principalmente, pelas vítimas que ainda são, muitas vezes, desacreditadas, o que promove um desencorajamento para seguir com as denúncias. Para a advogada, não basta tomar conhecimento da legislação, é preciso que os instrumentos estejam à disposição para que as vítimas sejam acolhidas no ato da denúncia e no posterior acompanhamento da resolução.
Já a professora Caroline Almeida destacou dados significativos de pesquisas quem foram realizadas em diversas universidades e mostram como esta prática continua sendo recorrente, mas cada vez mais sendo enfrentada pelas instituições. Apesar disso, ainda há muitas barreiras em decorrência da normalização destas práticas no ambiente cotidiano que vai muito além das instituições. Ela falou sobre a importância da realização de debates para que a construção das estratégias e o enfrentamento seja coletivo, o que demanda esforço não somente da instituição, enquanto Administração Central, mas de toda a comunidade.
A Comissão de Prevenção a Assédios, Violência e Discriminação no Campus e nas Unidades Extra-campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi instalada pela Administração Central no primeiro semestre de 2024 e conta com representantes da reitoria, da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), da Associação das e dos Docentes (Adufs), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e das(os) estudantes. A professora Valdilene Gondim e o professor Sélton Diniz representam a Adufs na Comissão.