Fórum das ADs cobra continuidade da negociação sobre a pauta 2024

09/10/2024

Nesta quarta-feira (09.10), o Fórum das Associações Docentes (FAD/Fórum das ADs), Adusc, Adufs, Adusb e Aduneb, reuniu-se novamente com o governo do estado. O encontro, que havia sido proposto pelo governo para tratativas do termo de acordo, contou com a participação das representações das quatro Associações Docentes das universidades estaduais baianas, assim como representação do Comando de Greve docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Regional Nordeste 3 do ANDES-SN.

Na oportunidade, a coordenação do Fórum das ADs expôs os pontos levantados na última reunião. O Comando de Greve da UNEB também apresentou informes da categoria em greve, que esteve mobilizada durante todo o dia em aulas pública e manifestação. O governo devolveu para o movimento docente que na próxima reunião, dia 15 de outubro, será apresentado o levantamento atualizado sobre o quadro de docentes em filas de promoção, bem como a devolutiva sobre a consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) da possibilidade de desvinculação vaga/classe. Em relação às tratativas do acordo de reajuste salarial, aceito pelas assembleias na Adusb, Adufs e Adusc, a decisão do Fórum das ADs se mantém de ainda não assiná-lo em nome da unidade docente e solidariedade com professores e professoras da UNEB em greve. 

“A nossa expectativa é que no próximo dia 15 o governo traga elementos concretos para o ponto de pauta da promoção. Inclusive, que seja apresentado o documento da PGE que, segundo o governo, atesta sobre a impossibilidade da desvinculação classe/vaga. Precisamos desse documento e dos dados atualizados para avançar nesse debate”, afirmou Marcelo Lins, presidente da Adusc e atual coordenador do Fórum das ADs.

O movimento docente também cobrou o governo sobre a comissão entre Fóruns das ADs, Reitoras, Reitores e governo sobre transporte/itinerância docente nas universidades estaduais, ponto que havia avançado na última mesa. Sobre essa questão, o governo respondeu que as/os reitoras/es já foram consultadas/os, mas ainda não deram a devolutiva e o encaminhamento não avançou por esse motivo. O início dos trabalhos dessa comissão ficou de ser pautado novamente na reunião do dia 15 de outubro bem como os itens que constam na pauta da última reunião: lista tríplice, garantia de devolutiva e previsões sobre promoções docentes e adicional insalubridade.

O Fórum das ADs assegurou que todos os compromissos assumidos pelos representantes do governo do estado fossem registrados e documentados em ata. A reunião da próxima terça-feira (15) acontecerá a partir das 15h na Secretaria de Educação (SEC).


Leia Também