Docentes fazem ato no pórtico da UEFS em dia de paralisação nas universidades estaduais
20/08/2024
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o Dia de Paralisação nas Universidades Estaduais da Bahia teve início na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com um café da manhã no pórtico da instituição para professoras e professores. Foi um momento para receber a imprensa e informar toda a população sobre os motivos da mobilização.
As(Os) docentes das universidades estaduais estão com indicativo de greve aprovado também em decorrência das perdas salariais acumuladas nos últimos nove anos. Em negociação com o governo do Estado, o Fórum das ADs luta por um reajuste salarial para os próximos três anos que seja capaz de minimizar os prejuízos para a carreira docente.
Na tarde desta segunda, o Fórum se reunirá com o governo para apresentar a contraproposta aprovada pela categoria que é de reposição da inflação, com base no IPCA, mais 4,5%, em três anos. Pagos a partir da data-base que é janeiro.
O governo apresentou até o momento somente a proposta de reposição da inflação mais 1%. Índice muito aquém da reivindicação. Este dia de paralisação é o resultado da insatisfação crescente do movimento docente que pode resultar em uma greve nas universidades estaduais ainda esse ano, caso as negociações não avancem.
1% NÃO DÁ! E AÍ, GOVERNADOR JERÔNIMO, VAI TER GREVE?