Assembleia da Adufs rejeita nova proposta do governo e aprova paralisação no dia 19/08

15/08/2024

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, a Assembleia Ordinária da Adufs, com quase 100 docentes presentes, rejeitou por unanimidade a nova proposta apresentada pelo governo que é de um reajuste pago em três anos, correspondente ao índice da inflação do ano anterior, medido pelo IPCA, adicionado de 1%, pagos na data-base que é janeiro. Apesar da compreensão de que esta proposta já representa um avanço na discussão, os percentuais ficaram muito abaixo da reivindicação da categoria.

A nova contraproposta de reajuste do Fórum das ADs é o índice da inflação do ano anterior, medido pelo IPCA, mais 4,5%, em três anos, e será levada para a mesa de negociação com o governo que acontecerá no dia 19 de agosto, à tarde. Esta nova contraproposta foi aprovada pela assembleia.  Para o mesmo dia da reunião, o encaminhamento do Fórum das ADs, aprovado pela assembleia, é de uma paralisação das atividades com a realização de um ato.

Paralisação com atos locais

Em Feira de Santana, o ato será no Pórtico da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), às 08 horas, com um café da manhã para professoras e professores. A opção por atos locais neste momento foi uma orientação do Fórum das ADs também por impactar no cenário das eleições municipais que é uma preocupação do governo estadual.

A paralisação, aprovada por unanimidade nas assembleias de todas as universidades estaduais da Bahia, mostra a insatisfação da categoria e capacidade de organização do movimento docente unificado que está avançando no processo de mobilização que pode culminar na radicalização das ações caso as negociações não avancem. Este é o resultado de nove anos de perdas salariais que tornam a situação insustentável para a categoria.

Assembleia Extraordinária

Também nesta quarta-feira (14), a Adufs realizou uma Assembleia Extraordinária para apreciação das contas do ano de 2022 que teve a aprovação da plenária.

Leia Também