Adufs participou do 67º Conad do Andes-SN

05/08/2024

Nos últimos dias 26 a 28 de julho, a Adufs participou da 67º edição do Conad do Andes-SN. Sediado pelo Sindcefet-MG SSind, em Belo Horizonte (MG), o evento contou com 310 participantes de todo o Brasil e teve como principal objetivo discutir a conjuntura e os próximos passos do ANDES-SN, especialmente, após as greves realizadas em instituições federais e estaduais de ensino este ano. A delegação da Adufs foi composta pela professora Marilene Rocha e pelos professores Elson Moura e Gean Santana.


O 67º Conad foi marcado por vários momentos importantes. A partir das greves que ocorreram no primeiro semestre desse ano, a ampliação da participação aumentou significativamente, trazendo maior aproximação de docentes nos espaços deliberativos.


Logo na abertura, como parte da campanha “Sou Docente Antirracista”, foi lançada a Edição 74 da Revista Universidade e Sociedade com o tema “A urgência da luta antirracista nas universidades, institutos federais e cefets”. A publicação estimula a investigação e o debate de temas relacionados ao enfrentamento do racismo.


A campanha tem por objetivo conscientizar as comunidades das universidades públicas, institutos federais e cefets sobre a necessidade da luta antirracista e, ainda, do combate ao racismo nessas instituições de ensino. Sua realização foi uma deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu no início deste ano em Fortaleza (CE).


Por votação, Manaus (AM) sediará o 68º Conad, em 2025. A capital foi escolhida durante a Plenária de Questões Organizativas e Financeiras do 67º Conad.


Confira algumas imagens da participação da Adufs em momentos marcantes do 67º Conad. 

Leia Também