Professores das Federais organizam Jornada de Lutas

21/05/2013

A Jornada de Luta por melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira docente nas Instituições Federais de Ensino (IFE), que começou segunda-feira (20) e segue até sexta (24), prevê paralisação das atividades acadêmicas em várias Ifes, nesta quarta-feira (22). A mobilização ganhou força em função dos desdobramentos da Lei 12.772/2012, que caracterizou a desestruturação da carreira docente das IFE, e a posição do governo em não abrir a negociações sobre a questão.

Durante a Jornada de Lutas estão previstas audiência pública para discutir orçamento e expansão de vagas, distribuição de vagas de docentes e de técnicos e cronograma de obras. Ainda terá atividade em local emblemático do processo de precarização das condições de trabalho, entrega da Revista Dossiê Nacional 3 aos reitores, busca pela consolidação da unidade na luta com os técnicos-administrativos e com os estudantes em todas as IFE e resposta à pesquisa do Andes sobre a precarização das condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino.

A Jornada organiza uma agenda concreta de lutas para o setor das federais, conforme deliberado no 32º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em março deste ano, no Rio de Janeiro. O evento é realizado pelo Andes-SN e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

Leia mais notícias no Informandes.

Leia Também