Adufs participa de ato no Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, em Feira de Santana

03/05/2024

No último dia 1º de maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, a Adufs participou do ato político-cultural organizado pelo Movimento em Defesa da Democracia e Contra o Fascismo em Feira de Santana. A mobilização reuniu diversas organizações, entidades e movimentos sociais na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

A diretoria da Adufs esteve presente e na sua fala durante o Ato, o diretor e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Antônio Rosevaldo Ferreira, fez uma reflexão sobre as novas imposições de relações de trabalho que tendem a prejudicar ainda mais a classe trabalhadora, como tem acontecido, por exemplo, com as(os) trabalhadoras(es) por aplicativo.  

O professor destacou ainda a necessidade de lutar contra todas as formas de opressão e destacou a situação das(os) servidoras(es) estaduais que estão há nove anos sem recomposição salarial, algumas das categorias com perdas superior a 50%: “Arrochar salário também é uma forma de opressão, deixar um categoria mais de oito anos sem recomposição salarial é uma forma de opressão que tem que ser denunciada”.

A 2º secretária da Regional Nordeste III do Andes-SN e professora da UEFS, Marilene Rocha, destacou a luta das (os) trabalhadoras(es) das universidades e instituições federais que estão em greve e aproveitou para demonstrar solidariedade às(aos) palestinas(os): “Estamos aqui também para demonstrar solidariedade ao povo palestino, contra o genocídio promovido por Israel”.

Em Feira de Santana, o ato político-cultural ocorreu na Praça da Matriz e as principais bandeiras de luta foram a do emprego decente, menos juros, aposentadoria digna, correção da tabela do imposto de renda, valorização do serviço público, salário igual para trabalho igual e reforma agrária popular.

Leia Também