Adufs participa de reuniões nacionais do Andes-SN durante o mês de abril

26/04/2024

Logo no início do mês, ocorreu em Brasília, na sede do ANDES-SN, reunião nacional do Grupo de Trabalho de Política Educacional, o GTPE. A Adufs foi representada pela 2º secretária da Regional Nordeste 3, professora Marilene Rocha. Entre as discussões, foi realizada uma análise do documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) e uma discussão sobre resoluções de política educacional do Sindicato Nacional que foram aprovadas no 42º Congresso do ANDES-SN, realizado em Fortaleza.


GTPAUA

Já nos dias 13 e 14 de abril, foi a vez da reunião do Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) se reuniu, também em Brasília, representada pelo diretor da Adufs, professor Rosevaldo Ferreira. Segundo o relato do professor, a reunião foi iniciada com exposição das deliberações congressuais para o GTPAUA, informes nacionais e dos GTs locais e uma avaliação de Conjuntura dos temas ligados ao GT acompanhados de debate. Em seguida se passou ao debate de Estados Plurinacionais, Bem Viver e Racismo ambiental-territorial. No segundo dia, o debate foi sobre o tema da COP 30 onde foram feitos encaminhamentos que deverão nortear as seções sindicais.

O GTPAUA local foi instalado na Adufs e conta com a participação da professora Marilene Rocha e dos professores Antônio Rosevaldo Ferreira e Adroaldo Oliveira. O professor Rosevaldo estendeu o convite para que mais docentes possam contribuir com o grupo: “O GT espera que mais docentes que trabalham com o tema das políticas Agrárias, Urbanas e Ambientais possam participar”.


Reunião do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital

Entre os dias 19 e 21 de abril, do Encontro do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do Andes-SN (IEES/IMES/IDES), sediado pela Adunicamp (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Campinas). O diretor da Adufs, professor João Diogenes, representou o sindicato.

Dentre as discussões, diversos relatos das situações diferentes enfrentadas pelas instituições e a necessidade de intensificação da luta por direitos diante do aumento da precarização das relações trabalhistas. O encontro debateu também as possibilidades de unidade na luta em defesa da carreira atendendo as demandas das instituições e da classe trabalhadora

O próximo encontro nacional do setor acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) entre os dias 18 e 20 de outubro. 

Leia Também