Reunião com o MEC discute pauta das IFE

15/05/2013

A pauta de reivindicações das IFE será discutida com o titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, nesta sexta-feira (17). O documento foi protocolado pelo Andes-SN junto ao governo federal no dia 26 de março.

O objetivo da reunião é retomar a interlocução com o MEC e definir uma agenda de discussão sobre os temas centrais demandados pela categoria. De acordo com o Andes-SN, a greve foi suspensa sem o atendimento das reivindicações e por isso é necessário a retomada das negociações sobre diversas questões, com destaque para os pontos Carreira Docente e Condições de Trabalho.

Marinalva Oliveira, presidente do Sindicato Nacional, disse que “as IFE estão funcionando em situações precárias de ensino, pesquisa e extensão, o que tem prejudicado a qualidade na educação. Com a implantação do Reuni, todas essas situações complicaram mais ainda. A expectativa é que o MEC se abra ao diálogo para responder às reivindicações dos docentes”.

No início de 2013, uma reunião do Andes-SN com o ministro da educação, Aloízio Mercadante, aprovou a definição de uma agenda para a discussão de vários pontos da pauta categoria com a Sesu. O processo de discussão iniciou, mas foi interrompido. Após a Marcha que reuniu mais de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 24 de abril, entidades ligadas à defesa da educação no Brasil realizaram um grande ato em frente ao MEC, para cobrar mais atenção e investimentos por parte do governo em educação pública.

Leia mais notícias no Infomandes.

Fonte: Andes-SN, com edição.

Leia Também