ANDES-SN participa do lançamento de campanha da Auditoria Cidadã da Dívida

08/02/2024

O ANDES-SN participou, na terça-feira (6), do lançamento da Campanha Nacional por Direitos Sociais promovida pela Auditoria Cidadã da Dívida. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados. A campanha busca unificar e articular as lutas sociais em 2024, face às restrições orçamentárias impostas pelo "arcabouço fiscal" aos Direitos Sociais, devido à prioridade dada aos gastos com o Sistema da Dívida. Participaram do evento entidades de trabalhadoras e trabalhadores, centrais sindicais e movimentos sociais.

Segundo a Auditoria Cidadã da Dívida, não falta dinheiro no Brasil. O problema está na má distribuição dos recursos. "Enquanto os direitos sociais ficam submetidos às restrições orçamentárias impostas pelo chamado "arcabouço fiscal" (teto e limites), os gastos com os elevados juros e demais mecanismos do Sistema da Dívida não têm limite algum, ao contrário, têm prioridade sobre os demais gastos públicos urgentes que a sociedade necessita! Por isso precisamos de uma campanha que articule e fortaleça as lutas sociais por direito".

A campanha destaca que, em 2024, R$ 2,5 trilhões estão previstos para o gasto com juros e amortizações da dívida pública, correspondente a 45,98% de todos os gastos. Enquanto isso, a Educação ficará com 3%, a Saúde 4,06%, Ciência e Tecnologia 0,32%, Gestão Ambiental 0,28%, Organização Agrária 0,06%, entre outros. Portanto, o problema é a destinação da maior parcela do orçamento para o Sistema da Dívida, inviabilizando o atendimento dos Direitos Sociais.

Leia mais no site do Andes-SN.

Leia Também