V Seminário de Reparação e Ações Afirmativas do ANDES-SN debate cotas e racismo nas instituições

01/12/2023

Foto: Andes-SN

Na última sexta-feira (24), o Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN deu continuidade aos debates com o V Seminário de Reparação e Ações Afirmativas do Sindicato Nacional, realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs - Seção Sindical do ANDES-SN), em São Cristovão (SE).

O professor Jucelho da Cruz, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que é o primeiro professor cigano doutor no Brasil, contou um pouco da sua experiência como cigano e a luta para incluir as cotas para estudantes ciganas e ciganos na Bahia.

O docente também foi autor do Texto de Resolução, apresentado no 38º Congresso do ANDES-SN, em 2019, para a inclusão do povo cigano na política de cotas raciais. “Temos poucos docentes e estudantes ciganos nas universidades. Somos três professores ciganos, que eu tenho conhecimento, dentro das universidades brasileiras. Portanto, há essa ausência de políticas públicas para essa inclusão”, disse.

Leia mais no site do Andes-SN.

Leia Também