Nota de Repúdio contra violência sofrida por representantes do sindicato APLB Feira

31/10/2023

A Associação das e dos Docentes da UEFS (Adufs) vem a público manifestar seu repúdio contra a situação de violência vivida pelas representantes do sindicato APLB Feira, nesta terça-feira, 31 de outubro de 2023, em Feira de Santana. Nas imagens divulgadas, a diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira, que fazia uma manifestação junto ao sindicato em frente à Escola Municipal Monteiro Lobato, em Feira de Santana, teve o microfone arrancado das mãos pelo secretário de Prevenção à Violência de Feira de Santana, Moacir Lima, que impediu violentamente o seu livre direito à manifestação. Mesmo diante das câmeras, o secretário dá continuidade a um processo de intimidação com as demais representantes que estavam se manifestando e quando confrontado pelas mesmas reivindica a presença de homens, reforçando, ainda mais, o machismo e a misoginia contra as sindicalistas.

Numa cena incompatível com a postura que um secretário municipal deveria assumir, não foi possível reivindicar sequer o traquejo de um cidadão que respeita as liberdades democráticas diante do tom utilizado pelo mesmo. Os insultos só chegaram ao fim com a chegada de um agente de segurança que conduziu Moacir Lima para o interior da escola. Esta postura vexatória de representantes do poder municipal feirense contra o movimento docente não é novidade.

É importante rememorar as cenas de violência protagonizadas por agentes de segurança da guarda municipal contra este mesmo sindicato durante uma ocupação da Prefeitura Municipal do município em 31 de março de 2022. Na ocasião, trabalhadoras (es) da educação, em maioria mulheres, imprensa e representantes do legislativo foram espancados nas dependências da prefeitura e até o momento os fatos não foram apurados. O que nos permite questionar se atitudes como a do atual secretário são balizadas pela impunidade com a qual o poder público tem tratado situações que envolvem trabalhadoras (es) da educação no município. Também por isso, é oportuno resgatar a questão: Quem deu a autorização para a Guarda Municipal feirense agredir brutalmente trabalhadoras (es) na Prefeitura Municipal?

A Adufs não apenas repudia as cenas machistas contra as trabalhadoras, como se opõe radicalmente a qualquer tentativa de inviabilização da manifestação democrática e pacífica dos movimentos sociais sejam eles em defesa de qualquer categoria da classe trabalhadora.

Feira de Santana, 31 de outubro de 2023.

Diretoria da Adufs.