Durante encontro em Brasília, GTPCEGDS organiza seminário nacional integrado

29/09/2023

Nos últimos dias 22 e 23 de setembro, aconteceu o encontro do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), em Brasília (DF), para reforçar o compromisso do Andes-SN de combater todas as formas de opressão. A professora e diretora da Adufs, Acácia Batista Dias, foi a representante do GT local.

Na pauta, um Painel com o tema Luta por Justiça Reprodutiva e a defesa da legalização do aborto no Brasil e a discussão sobre a Organização do III Seminário Integrado do GTPCEGDS e do I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais, que tem como proposta de realização conjunta, no período de 30/11 a 03/12/2023, em Sergipe, com o eixo geral Basta de Violência de Estado, pelo direito de (re)existir, lutar e bem viver.

Outro ponto importante debatido no encontro tomou como base o conceito Nossa base é diversa, mas não dispersa: construção de metodologia para pesquisa da constituição da base do ANDES-SN. Segundo a professora Acácia Batista Dias, a discussão girou em torno da necessidade de elaborar um mapeamento da base, para isso será necessário trazer as experiências e metodologias, a exemplo os resultados já apresentados por outros Grupos de Trabalho; criar uma comissão para sistematizar a proposta da pesquisa que se reunirá no último dia do encontro nacional para construção do projeto, apreciação e aprovação no Congresso do ANDES, com o objetivo de obter recursos para execução da pesquisa. A realização desta pesquisa será fundamental também para atualizar a cartilha de combate ao racismo do sindicato nacional.

A discussão sobre a atualização da cartilha considerou ainda a necessidade inclusão de categorias como refugiadas (os), migrantes, apátridas, do racismo linguístico que ocorre, por exemplo, com a população de periferia, racismo religioso, racismo ambiental, racismo recreativo, entre outras formas de opressão.

A delegação baiana, composta por representantes das Associações Docentes das quatro universidades estaduais da Bahia, saiu do encontro com a tarefa de organizar o GTPCEGDS nas ADs e formar uma rede estadual. 

Leia Também