Fórum das ADs participará de audiência pública sobre Planserv na próxima quinta (5)

29/09/2023

Diante das crescentes queixas em relação aos serviços prestados pelo Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), na próxima quarta-feira (5), haverá audiência pública com movimentos sociais e entidades de todo o estado. A audiência ocorrerá na sede do Ministério Público localizada no bairro Nazaré, em Salvador. O professor Elson Moura, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs, participará da atividade.

O objetivo da audiência é discutir os problemas do plano e as demandas que têm sido apresentadas pelas (os) servidoras (es). A representante do Planserv, promotora Rita Tourinho, estará presente. A audiência é aberta para participação de toda a população.

A piora no atendimento do Planserv vem sendo denunciada pela Adufs. O aumento da contribuição das (os) servidoras (es) ao plano não veio acompanhado de uma melhora nos serviços.  O novo valor da contribuição é de até 8%. Para aquelas (es) com vencimentos de até R$ 10 mil, 85% das (os) beneficiárias (os), a contribuição passou a ser de 4%. As principais queixas são de demora no atendimento e a falta de profissionais especializadas (os).

O processo de terceirização na gestão do Planserv é um fator que contribui significativamente na piora da oferta de serviços. Ao transferir a responsabilidade da gestão para uma empresa terceirizada, o governo do Estado segue no processo de desmonte dos serviços públicos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguindo os princípios do Andes-SN de defesa irrestrita do SUS e contra a terceirização, o Fórum das ADs se une às demais organizações, entidades e associações, na luta em defesa dos direitos das servidoras e servidores públicos do Estado da Bahia.

 

Leia Também