Adufs participa de encontro do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte do Andes-SN, em Brasília

20/09/2023

Nos dias 16 e 17 de setembro, a Adufs participou da reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte do Andes-SN, realizado na sede do sindicato nacional, em Brasília. O professor João Diógenes, que compõe a Comissão de Comunicação da Adufs, foi ao encontro acompanhado da assessora de comunicação, Camila Moreira. A reunião foi marcada por mesas de debate sobre os formatos de comunicação que têm sido desenvolvidos nas Associações e construção de estratégias para alinhar as políticas de comunicação do sindicato nacional com as demandas apresentadas pelas docentes.

 

No primeiro dia de debate foi realizada a mesa "Mídia Digital, comunicação e cultura popular para a resistência” que abordou modelos de comunicação que estão sendo utilizados, principalmente, nas redes sociais para atrair novos públicos aos conteúdos considerados “mais duros” que são apresentados através da comunicação sindical. No período pós-pandêmico, tivemos uma mudança significativa no formato como a comunicação vem sendo desenvolvida. Esta foi uma questão abordada levando em consideração que a comunicação via rede social não pode ser utilizada para substituir outras ferramentas importantes para a comunicação sindical e de movimentos sociais, como a realização de atos, produção de textos, documentários p/ e outros modelos.

 

Na plenária, representantes de diversas ADs enfatizaram a preocupação acerca da necessidade de manter o compromisso político e ético com produtos que não correspondam somente às necessidades de mercado com as inovações tecnológicas. Para as (os) participantes é fundamental que o desenvolvimento da comunicação mantenha princípios considerando, inclusive, que as ferramentas devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar. Apesar disso, foi reconhecido que muitas atividades não podem ser substituídas somente por manifestações na rede. Este foi um desafio colocado pelas ADs.

 

Ainda no primeiro dia, houve a apresentação de um diagnóstico da realidade das Assessorias de Comunicação das seções do ANDES-SN que responderam ao questionário apresentado pelo sindicato em 2020-2021. A pesquisa mostra um comparativo dos formatos de comunicação que eram utilizados em 2011 com os de 2021. O resultado aponta que a pandemia impactou de forma substancial as comunicações desenvolvidas pelas ADs, principalmente no que diz respeito ao acesso às redes sociais. Além disso, os dados mostram que as ADs trabalham, em sua maioria, com quadro reduzido, e algumas delas não contam sequer com jornalistas. Uma nova pesquisa para fazer a comparação com os dados de 2021 será realizada até novembro deste ano e os resultados serão apresentados no Encontro Nacional. Uma circular com os formulários para preenchimento das ADs deve ser enviado até o final deste mês.

 

Já no domingo (17), a discussão sobre a Política de Comunicação do Andes através de  proposições para atualização do Plano de Comunicação que data de 2011 e está defasado em diversos aspectos. Houve um consenso de que o plano deve ser atualizado nos Congressos do Andes-SN. Além disso, houve a confirmação da realização do Encontro Nacional do GTCA que será de 06 a 09 de dezembro em São Luís (MA).

 

A plenária apresentou propostas para o Encontro Nacional que é o 7º do GTCA e este ano, pela segunda vez, será realizado junto com o Festival de Comunicação e Arte. Entre as proposições, a indicação de momentos de atividades práticas para instrumentalização das Assessorias de Comunicação; inclusão de ferramentas não-hegemônicas como software livre e realização de atividades ligadas a arte de forma mais lúdica.

 

O GTCA auxilia a Diretoria Nacional do ANDES-SN nos debates e na construção de políticas relacionados à comunicação, cultura e arte; e às pautas dos coletivos que protagonizam as manifestações populares e de resistência. Articula ações sindicais de fomento e mediação à produção artística; e propõe políticas de comunicação do ANDES-SN com suas sindicalizadas e seus sindicalizados. Busca garantir, principalmente nos dois principais eventos do sindicato, espaços de formação e expressão artística e cultural, que contribuam para a pauta das políticas anti-imperialistas, classistas, buscando várias perspectivas expressivas que denotem a arte e a comunicação como instrumentos políticos.

Leia Também