Docentes das estaduais do Maranhão fazem ato em São Luís e cobram abertura de negociação

06/09/2023

Foto: Andes-SN.

As professoras e os professores das universidades Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) realizaram um grande ato, nessa segunda-feira (4), na capital São Luís. Com ampla participação da categoria, a caminhada pelo centro da cidade contou ainda com a presença estudantes, técnicas e técnicos-administrativos e representantes de movimentos sociais e sindicais que apoiam a greve docente.


Em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, as e os manifestantes gritaram palavras de ordem e cobraram a abertura efetiva de negociação e uma posição do Executivo em relação à greve e à pauta da categoria. Segundo Bruno Rogens, presidente do Sindicato de Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (Sinduema Seção Sindical do ANDES-SN), o governador Carlos Brandão Júnior (PSB) não atendeu ao pedido de reunião.


Ao final do ato, as e os docentes abordaram parlamentares, que saíam do Palácio, e cobraram a intervenção deles junto ao governador para que haja resposta à categoria, em greve desde 24 de agosto. De acordo com Rogens, são 12 dias de paralisação, 2 mil professores em greve e 50 mil estudantes sem aula. “Houve esse saldo de encontrar com dois parlamentares, um federal e outro estadual, que se prontificaram a apoiar a causa da categoria e ajudar nas negociações. O governo do Maranhão continua com a posição de não apresentar uma proposta”, avaliou.


Leia mais no site do Andes-SN.

Leia Também