Pesquisa sobre trabalho docente quer identificar impactos na saúde física e mental com o retorno das atividades presenciais

30/08/2023

O Núcleo de Epidemiologia da UEFS e o Núcleo de Saúde, Educação, e Trabalho da UFRB (NSET), convida as (os) docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para participação da pesquisa intitulada "Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (COVID-19) - Fase 2".

Com a primeira etapa lançada ainda em 2020, durante a pandemia, a pesquisa levantou dados de 395 docentes, somente da UEFS, e identificou impactos negativos na saúde física e mental de professoras e professores, em tempos de trabalho remoto. Houve prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em 46,3% das (os) entrevistadas (os), 43,8% tiveram o sono gravemente alterado e 66,8% queixaram-se de dores frequentes na coluna e dores musculares em membros superiores.

O objetivo da segunda etapa da pesquisa é verificar o impacto na saúde física e mental das (os) professoras (es) universitárias (os) após o retorno às atividades presenciais. Para participar é necessário o preenchimento do inquérito no link a seguir: https://redcap.ufrb.edu.br/surveys/index.php?s=YHCKDPPJWH

Identificar dados sobre a saúde das professoras e professores é fundamental para compreender até mesmo quais são as novas configurações no contexto pós-pandemia. É perceptível nos relatos informais a incidência de situações associadas ao adoecimento mental e físico, mas somente através dos dados da pesquisa será possível confirmar estes dados e, inclusive, ampliar a defesa em torno de melhores condições de trabalho para a categoria.

*Com informações da coordenação.

Leia Também