Fórum das Associações Docentes e Fórum de Reitores e Reitoras se unificam em defesa das Universidades Estaduais da Bahia

28/07/2023

Foto: Ascom Fórum das ADs

Na última semana, ocorreu uma reunião entre reitores (as) e diretores (as) das Associações Docentes, que avançou na unidade e iniciativas concretas em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb). O encontro foi uma agenda proposta pelo Fórum das ADs que aconteceu em Salvador, na reitoria da Uneb. Na oportunidade, foi encaminhada a construção de carta aberta à sociedade baiana em defesa das instituições. Os (as) reitores (as) se comprometeram em colaborar com o documento, que será assinado pelos dois Fóruns e tem a publicação prevista para o mês de agosto. Itens da pauta do movimento docente 2023 apresentada para o governo foram também discutidos no encontro.

Entre os principais temas colocados na mesa pelas Associações Docentes estiveram: a defesa de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das universidades estaduais e o fim dos cortes e contingenciamentos orçamentários; a defesa da autonomia universitária destacando a necessidade de extinção da lista tríplice; a luta por direitos trabalhistas, e em especial, a discussão sobre as Mudanças de Regime de Trabalho e o adicional de insalubridade; e a pauta dos transportes/deslocamento dos (as) professores (as).

Leia a matéria do Fórum das ADs.

Leia Também