ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
A apresentação de chorinho do grupo paraibano Chorata, criado em 2007, abriu os trabalhos deste domingo (16), último dia do 66º Conad. A plenária aprovou o restante dos itens remetidos pelo 41º Congresso e, na sequência, atualizou os planos de lutas do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), das Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), que protagonizaram fortes greves no primeiro semestre de 2023.
A plenária também
atualizou o plano de lutas gerais do Sindicato Nacional. O aumento dos
episódios de violências em instituições, a ofensiva de ataques da
extrema-direita contra a liberdade de ensinar e aprender e as tentativas de criminalizar
o trabalho de professores e professoras no país foram considerados na aprovação
de um plano de luta que aprovou: a retomada da Frente Escola Sem Mordaça; a
busca por rearticular a Conedepe para iniciar a construção do IV Encontro
Nacional de Educação (IV-ENE); e realizar uma campanha de valorização do(a)
trabalhador(a) da educação.
Setor
das Iees/Imes
As lutas das Estaduais
e Municipais por mais orçamento, condições de trabalho e concursos públicos foi
destacada nesta plenária, que aprovou ampliar a mobilização do Setor das
Iees/Imes promovendo debates sobre o impacto da Emenda Constitucional 95 e do
Arcabouço Fiscal no orçamento de estados e municípios, especialmente nos
recursos destinados à Educação.
As e os docentes irão,
ainda, intensificar a luta pelo fim da lista tríplice e a defesa de que os
processos eleitorais das Iees/Imes também se iniciem e encerrem nas
instituições, orientados pelos princípios da gestão democrática do Caderno 2 do
ANDES-SN.
Com chamado à luta e à
unidade, termina o 66º Conad em Campina Grande (PB)
Depois de três dias de
muitos debates, deliberações que atualizaram os planos de lutas e aprovaram as
contas do ANDES-SN, o encontro deliberativo chegou ao fim, na noite deste
domingo (16). Realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pela
seção sindical Adufcg SSind, o Conad reuniu mais de 300 docentes de todo o
país.
Durante a plenária de
Encerramento, foram aprovadas diversas moções que expressam repúdio às posturas
conservadoras e misóginas de parlamentares municipais, estaduais e federais da
extrema direita, aos ataques à educação pública, à liberdade de cátedra e às
trabalhadoras e trabalhadores da Educação. Também manifestaram apoio às vítimas
desses ataques, entre os quais, alguns e algumas docentes da base do ANDES-SN.
As moções serão revisadas e, posteriormente, encaminhadas pela secretaria do
Sindicato Nacional.
Belo
Horizonte sediará 67º Conad do ANDES-SN em 2024
A cidade de Belo
Horizonte (MG) foi escolhida, por aclamação, como sede do 67º Conad, que acontecerá
em 2024. A capital mineira foi escolhida durante a última plenária deliberativa
do 66º Conad, que abordou as questões organizativas e financeiras do ANDES-SN,
na noite deste domingo (16).
“A diretoria [do Sindcefet MG SSind] terá muita satisfação em organizar o próximo Conad. A maioria é marinheiro de primeira viagem, mas esperamos contar com o apoio da direção nacional na comissão organizadora. Belo Horizonte é uma cidade que tem condições de receber o evento e vocês serão muito bem-vindos para debater e organizar as lutas do ANDES-SN”, afirmou Adelson Moreira, presidente da Seção Sindical no Cefet de Minas Gerais, que irá sediar o 67º Conad.
O 66º Conad teve início com a posse da Diretoria eleita que assumirá a gestão do sindicato nacional no Biênio 2023-2025.
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...